O Histórico, a Segmentação e o Objetivo

A Minas trekking é uma empresa que desenvolve o esporte Trekking de Regularidade no setor turístico rural, atuando em Minas Gerais com este novo esporte de aventura que vem crescendo a cada ano e atraindo novos adeptos.

Pioneira na implementação do Enduro a Pé em Minas Gerais no ano de 1996 temos muito orgulho em organizar desde então o Circuito Mineiro de Trekking o maior campeonato do estado e um dos maiores do país em público e infraestrutura. Atualmente o campeonato mantém a média de 80 equipes, formadas em média por 6 integrantes confirmando assim o interesse pela modalidade.

Atuando no setor de Eventos e Ecoturismo, a Minastrekking promove suas atividades em áreas rurais, como hotéis-fazenda, sítios e campos, aproveitando todo o atrativo turístico natural como: cachoeiras, pontes, trilhas, matas, montanhas e rios. As etapas do campeonato acontecem uma vez por mês durante o ano em cidades diferentes, dentro de um raio de até 150 km de distância da capital mineira.

A Minas trekking tem como objetivo desenvolver e implementar o Enduro a Pé no país, criando assim os circuitos regionais do campeonato com toda a normatização necessária para a execução do evento. Com o intuito de fortalecer o campeonato e a modalidade esportiva em minas, a Minas trekking fundou a Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé, gerando um relacionamento mais ético e responsável com os competidores e os receptores do evento.

A Minas Trekking através da realização de cada etapa fomenta na comunidade receptora do evento o turismo responsável e sustentável, a cultura e valores pregam o ganho de benefícios para a região envolvida, assim como a diminuição do impacto em seu ambiente. A paisagem natural é preservada pelos participantes e há incentivo à reciclagem e limpeza urbana nos eventos que ocorrem nas cidades.

A simplicidade é valorizada, sem minimizar o conforto. Os praticantes do esporte entendem o conforto como um conceito que abrange o campo visual, sonoro, social e espiritual, o que propicia um clima de harmonização entre os turistas competidores e a cidade em geral.

Os moradores são inseridos no contexto social e comercial do evento, o que incentiva a receptividade contínua dos atletas, além de fomentar o consumo, a produção do artesanato e o turismo histórico. As culturas, tradições e costumes locais são respeitados, assim como a natureza.

O trekking é um esporte de plena interação com a natureza. Caminhar preservando o ambiente, limpando a mente e deixando para trás somente pegadas e o horizonte. Um esporte de equipe, que envolve além dos participantes, a natureza e a comunidade em que acontece, sempre com muita responsabilidade. Bom para quem pratica, bom para a cidade que sedia.

A atividade do Enduro a Pé ajuda as pessoas a se relacionarem em vários sentidos: aumentar o controle emocional, ter liderança, enfrentar novos desafios, traçar estratégicas e promover uma qualidade de vida através do contato com a natureza. Essas qualidades que o trekking proporciona estão atraindo diversas pessoas em busca de novos horizontes, onde é possível uma perfeita harmonia com o ambiente e a troca de conhecimentos entre pessoas, o que acaba por gerar novas e boas amizades.  

Além da expertise na realização das provas de regularidade do Circuito Mineiro de Trekking a Minas Trekking tem reconhecimento nacional na fomentação do esporte de aventura e do turismo ecológico e sustentável consequência dos eventos produzidos pela empresa através de importantes projetos de fomento como a Associação BH360 e a campanha Eu Amo BH Radicalmente.

Staff – Organização:

PC´S

“Postos de Controle”.  Registram os horários em que cada equipe passa em determinado ponto. São posicionados antes do início da prova por uma equipe de resgates.

Resgates

A equipe técnica é composta por profissionais especializados em turismo, escalada, com treinamento em primeiros socorros e técnicas verticais. São responsáveis na recolocação das equipes perdidas no percurso correto e ficam atentos para um pronto atendimento aos competidores, caso necessário.

Apuração Eletrônica:

Terceirizada por empresa de reconhecimento nacional e com um programa desenvolvido especialmente para o Enduro a Pé.

Organização de Arena:

Motoristas, montadores, eletricista e equipe para o Check-in.

Equipe técnica de montagem:

Equipe responsável pelo levantamento do percurso e análise de segurança e minimização do impacto ambiental do mesmo.